30 maio 2012

CPI DO CACHOEIRA CHAMA OS GOVERNOS MARCONI PERILLO DE GOIÁS E AGNELO DO DF, JÁ O GOVERNO DO RJ FICOU DE FORA

Foto: 247

UNANIMIDADE DA COMISSÃO CONVOCOU MARCONI PERILLO (PSDB-GO); POR 16 VOTOS A FAVOR E 12 CONTRA, AGNELO QUEIROZ (PT-DF) TAMBÉM FOI CHAMADO; SERGIO CABRAL (PMDB-RJ) NÃO É CONVOCADO POR 17 VOTOS A 11; 

30 de Maio de 2012 às 12:50

247 - Após marchas e contramarchas, promovidas por uma enxurrada de questões de ordem, a CPI do Cachoeira votou perto das 15h00 pela convocação dos governadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Agnelo Queiroz (PT-DF), ainda sem data para serem efetivadas. No caso do governador Sergio Cabral (PMDB-RJ), cuja convocação foi a voto, a maioria dos parlamentares decidiu pela não convocação. Perillo foi chamado por unanimidade, Agnelo entrou por um placar de 16 a 12, enquanto Cabral ficou de fora por 17 a 11. A decisão aponta para o PMDB como maior força da comissão.
Abaixo, noticiário anterior de 247:
247 - Vice-presidente da CPI, Paulo Teixeira (PT-SP) encaminha por volta das 14h16 votação para convocação de governadores. Primeira questão será: convocação será votada hoje? Em seguida, parlamentares votarão chamadas separadamente de Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ).
Abaixo, noticiário anterior de 247:
247 – O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) agiu como manda o figurino da oposição. E pouco antes da votação do requerimento para a quebra dos sigilos fiscal, bancário, telefônico e de sms do governador de Goiás, Marconi Perillo, ele fez questão de ordem para incluir, na mesma pauta, a quebra dos sigilos também dos governadores Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ). Debates aquecidos.
O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) questionou a necessidade e a legalidade de quebrar os sigilos dos três governadores. "Não há fundamentação jurídica para quebrar sigilo nesse momento da investigação. A medida é de exceção, que só pode ser concebida quando outro meio de prova não puder dar resposta ao que se investiga", disse. O parlamentar questionou os presentes sobre a verdadeira participação dos governadores na organização criminisoa de Cachoeira. "Alguém aqui, em sã consciência, afirma que qualquer governador está envolvido com uma organização criminosa? Não há pertinência para quebra de sigilo., completou.  Na conclusão de sua fala,  Sampaio pediu que fossem retirados os requerimentos de quebra de sigilo de todos os governadores: Marconi Perillo (GO), Agnelo Queiroz (DF) e Sérgio Cabral (RJ).
A senadora Katia Abreu, em seguida, protestou e defendeu a quebra imediata dos sigilos dos três governadores. Comissão dividida, votação sem prognóstico.
Quebras de sigilo
Agência Senado - Por unanimidade, a CPI que investiga as relações de Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privado aprovou na reunião desta terça-feira (29) uma série de requerimentos de quebras de sigilo bancário fiscal e telefônico de pessoas físicas e jurídicas, entre eles o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO).
As empresas e pessoas são mencionadas nas investigações da Polícia Federal e têm supostamente ligações com os negócios de Cachoeira.
Demóstenes Torres depôs nesta quarta-feira (30), no Conselho de Ética do Senado. Ele negou envolvimento com o esquema de Cachoeira e disse que não sabia dos crimes do contraventor. O senador é esperado nesta quinta-feira (31) pela CPI, mas seu advogado, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakai, já antecipou que o parlamentar não falará durante a sessão.
Ele esteve no Senado, nesta quarta-feira para pedir à CPI do Cachoeira que o senador seja dispensado do depoimento marcado na comissão. Kakai alegou que Demóstenes já disse tudo que deveria falar sobre o assunto no Conselho de Ética.
- Se por acaso ele tiver que comparecer, ele comparecerá, mas usará do direito de permanecer calado – disse Kakay.
 Fonte: Brasil 247


Nenhum comentário:

Postar um comentário